Como enviar o Evento S-2399 no Calima?
O envio do evento S-2399 no Calima exige atenção às informações do trabalhador sem vínculo empregatício e aos dados da rescisão contratual. Entenda como gerar e transmitir esse evento corretamente ao eSocial, evitando inconsistências no processo. Confira o passo a passo:
O que é o evento S-2399?
O evento S-2399 é utilizado para registrar o encerramento da prestação de serviços de profissionais sem vínculo empregatício ou estatutário, assegurando que todas as informações necessárias sejam corretamente declaradas no eSocial.
Prazo para envio
O evento deve ser transmitido até o dia 7 do mês subsequente ao encerramento da contratação, da prestação de serviços, da cessão ou do exercício de cargo em comissão ou função.
Se houver fechamento antecipado, o envio precisa ocorrer antes da transmissão do S-1299 – Fechamento de Eventos Periódicos, prevalecendo sempre o prazo que acontecer primeiro.
Pré-requisitos
- Ter enviado com sucesso todos os eventos da Primeira Fase no Calima (S-1000, S-1005, S-1010 e S-1020).
- Ter enviado com sucesso no no Calima um evento de admissão S-2300 (nova admissão) ou S-2306 (de sincronização de admissão).
Lançando a rescisão e enviando o S-2399
- Acesse o Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Trabalhador > Rescisão.
- Preencha os dados obrigatório da rescisão e ative a opção Não Calcular Rescisão.
- Salve a rescisão cadastrada e será gerado o evento S-2399, conforme notificação no canto superior direito da tela.

- Acesse o Módulo Folha de Pagamento > eSocial > Exportação > Monitor de eventos do eSocial > Eventos pendentes para envio > Eventos não periódicos e localize o evento S-2399.
- Selecione o evento e clique no botão Enviar selecionados para realizar o envio.
- Ainda no Monitor de Eventos, acesse Eventos Já Enviados > Eventos Não Periódicos > Aba S-2399, e confira se o evento foi enviado com sucesso.

Saiba mais
Como enviar de forma automática os eventos de desligamento S-2299 e S-2399?
Actualizado em: 27/05/2026
Obrigado!
